Citologia é a ciência q estuda a célula.O inicio do estudo da citologia iniciou com a invenção do microscópio,o aparelho nos permite aumentar a imagem real do objeto em observação.Geralmente células não são visíveis a olho nu,por isso se usa o aparelho.
Microscópio é o aparelho usado para o estudo da citologia.
A primeira observação feita em um célula foi em 1665 por Hobert Hooke(1635-1703) examinando uma delgada fina de cortiça.
Depois de Hooke os estudos microscópicos continuaram com Mathias Schleiden,em 1838, pode comprovar a existência de células em plantas.
Passando-se um ano, o cientista Theodor Schwann deu uma demonstração que animais também são formados por células. Schwann junto com Hooke propuseram a seguinte teoria:”Todo ser vivo é formado por células”,o que ficou conhecido com “Teoria celular”.Os vírus são a única exceção,por não possuírem células.
A teoria celular teve seu significado ampliado em 1858,quando o patologista Rudolf Virchow divulgou que as células só podem surgir de células pré-existentes.
Os microscópios de luz ou ópticos são os mais simples usados no estudo das células.esses microscópios são formados por uma só lente de aumento e utilizam a luz para iluminar objetos a serem analisados.
O estudo mais detalhado é feito com o microscópio eletrônico que pode aumentar superiormente a 100000 (cem mil) vezes.
Basicamente existem dois tipos de microscópios: o de transmissão e o de varredura.
•Microscópio eletrônico de transmissão- é usado para análise das estruturas das células cortadas em fatias muito finas.
exemplo de analise.
•Microscópio eletrônico de varredura- esse permite a analise da superfície externa de células e organismos,sem precisar cortá-las em fatias.
Postado por.: Camilla Danielle
Nenhum comentário:
Postar um comentário