quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Energia Eólica

A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para movimentar os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar as engrenagens de moinhos, ao mover as suas pás, Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram utilizados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos países baixos.
Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores-grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas tem a forma de um catavento ou de um moinho. Esse movimento através de um gerador produz energia eletrica.
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e , se utilizada para substituir fontes de combustíveis fosseis, auxilia na redução do efeito estufa.
Em países como o Brasil, que possui uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar muito importante no futuro, porque ela não consome agua, que é um bem cada vez mais escasso e que também vai ficar cada vez mais controlado. Em países com uma malha hidrográfica pequena, a energia eólica passa a ter um papel fundamental nos dias atuais como talvez a única energia limpa e eficaz nesses locais. Alem da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão de redes eletricas como em lugares isolados.
Em 2009 a capacidade mundial de geração de energia elétrica através da energia eólica foi de aproximadamente 158 gigawatts (GW), o suficiente para abastecer as necessidades básicas de dois países como o Brasil ( o Brasil gastou em média 70 gigawatts em janeiro de 2010).
Os EUA lideram o ranking dos países que mais produzem energia eletrica através da fonte eólica. O total instalada nesse país ultrapassa os 35 GW. Atrás dele vem a Alemanha, com cerca de 26 GW instaladas, e a China com 25 GW.
Em alguns países, a energia eletrica gerada a partir do vento representa significativa parcela da demanda. Na Dinamarca esta representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% em Portugal e na Espanha ( dados de setembro de 2007). Globalmente a energia eólica não ultrapassa o 1% do total gerado por todas as fontes.
Mas o investimento na energia eólica, onde os custos com a construção de cada aerogerador podem alcançar milhões de reais em compensação os custos com a manutenção são baixos e o custo com combustível é zero.


Postado por: Thaís Lice
Fonte: www.wikipedia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário